Identidade visual e confiabilidade do site

Dicas para um website de sucesso!

Você já tem um negócio ou uma ideia e agora está tentando expandi-lo para o mundo virtual. Parece simples, mas não é. Todo o design de um site deve ser planejado milimetricamente para que este seja atrativo o suficiente para o internauta porque, no mundo da internet, atrativo é sinônimo de confiável.


O lead pode ser conquistado no momento de compra

Muitos empresários (principalmente os que estão começando a caminhar por estes caminhos) ainda não dão muita atenção para questões como a usabilidade do site ou sua confiabilidade. Pensando nisso, decidimos fazer este post para auxiliá-lo em algumas questões e dar algumas dicas para que você possa tirar o maior proveito de seu site. Vamos conferir?


Identidade Visual.

Uma Identidade Visual bem planejada e sólida é essencial para passar uma imagem positiva de seu site. Ela é a primeira característica que o internauta repara quando entra em um portal, pois esta é a forma que sua empresa se apresenta para seus clientes, para o mercado e para o mundo. Se você deseja que seu portal passe confiabilidade e segurança para o internauta, você deve focar grande parte de sua atenção neste tópico pois é ele quem dará o veredicto. Designers são os profissionais mais qualificados para atender essa demanda, portanto, não hesite em contratar seus serviços.


Primeira impressão

Ela é a que fica. Não adianta seu site estar recheado de variedades e conteúdos ou produtos diferenciados: se você não conseguir captar a atenção do internauta nos primeiros segundos em que ele acessa seu portal, você acaba de perdê-lo. É cruel mas é a realidade. Por isso, sua página inicial deve ser toda trabalhada de modo que o cliente em potencial possa ter uma ideia clara e rápida do que você oferece e também de modo que se sinta atraído a procurar mais informações no site. Aqui, novamente, o trabalho de um designer é fundamental.


Design não harmônico

Não é porque a página inicial é o primeiro contato que o cliente terá com seu site que você deve enchê-la com todos os seus produtos e milhares de informações. Menos é mais, lembra? É preciso priorizar um design harmônico, limpo e de fácil compreensão não só para a página inicial como também para todo o restante de seu portal. Aqui, além dos produtos, se encaixam aspectos como cores das fontes/imagens e disposições do conteúdo na página. Tudo isso compõe uma imagem de confiabilidade para o site.


Dificuldades do usuário

O objetivo de um e-commerce é vender algum produto e o de um site de conteúdo informativo é que o internauta o acesse e o consuma. Então por que deixar que essas ações tão importantes sejam tão difíceis de serem achadas? Muitos sites se quer disponibilizam um ícone de compra rápida, por exemplo. A partir do momento que você dificulta a vida do internauta colocando vários obstáculos até que ele chegue a algum ponto, você pode ter certeza que a maioria desistirá no meio do caminho.

Além disso, aqui também se encaixam questões como a solicitação de informações desnecessárias no momento da compra, por exemplo. O internauta já não gosta de perder muito tempo preenchendo um cadastro obrigatório, então se ele se ver em uma situação na qual terá que fornecer informações que julga desnecessárias para a compra, com certeza ele abandonará seu site pois não se sentirá seguro para compartilhá-las com você.


Usabilidade (design responsivo)

A presença do design responsivo em sites é fundamental. Hoje, com milhões de pessoas acessando conteúdos por aparelhos portáteis (celular, tablet, etc), ousar não disponibilizar uma versão de seu site compatível com estes aparelhos é um grande tiro no pé. Sites que não abrem (ou abrem de modo disfuncional) em celulares ou tablets com certeza têm um índice de abandono muito maior do que aqueles que se preocupam com esse fator justamente pelo grau de confiabilidade baixa que apresentam.


Acessibilidade

Fator demasiadamente importante mas, infelizmente, muito esquecido por grande parte dos portais. É preciso disponibilizar ferramentas que possibilitem aumentar letra do site ou oferecer a opção de autocontraste para sua página inicial, por exemplo. Não se esqueça que pessoas com deficiências físicas também são clientes em potencial e também podem abandonar seu site por falta de confiabilidade.

07 de Outubro de 2016